20 dicas para organizar sua mudança



1. Não deixe para a última hora: embale aos poucos as coisas que você menos usa, como CDs, DVDs, itens de vestuário, roupas de cama, louças de cozinha.


2. Enviar o aviso de troca de endereço. Faça uma lista principalmente das correspondências que chegam por correio.


3. Programe-se para não precisar transportar comidas e líquidos. Faça as compras considerando o tempo de uso até o dia da mudança. Os produtos podem vazar durante o transporte e causar transtornos.


4. Importante: prefira as caixas médias e pequenas. As caixas grandes cabem mais coisas, mas ficam pesadas, ruins de carregar e correm o risco de rasgar durante o transporte.


5. Limpe a cozinha e o banheiro da casa nova,  antes de começar a levar as coisas. Podem ser os locais mais utilizados por quem estiver envolvido no processo de mudança.

 CUIDADOS NO DURANTE, PARA FACILITAR O DEPOIS

6. Tudo fica mais simples se as caixas já forem colocadas no lugar certo, quando chegarem à casa nova e tiverem uma indicação do que tem dentro de cada uma. Faça um mapa da nova casa indicando um cômodo de cada cor. Coloque nas caixas as cores correspondentes ao cômodo em que ela deverá ser guardada, com uma descrição do que tem dentro. Antes, explique ao pessoal da transportadora como você quer que tudo seja feito. 

7. Limpe a casa nova conforme for guardando as coisas. Com exceção, é claro, da cozinha e do banheiro, que certamente serão utilizados durante a arrumação. Para o restante, separe um kit de limpeza básico, contendo balde, multiuso, flanela, pano de chão, pano tipo fraldinha e detergente.

8. Gavetas: tire-as do armário, coloque-as dentro de um saco plástico – pode ser um daqueles pretos, geralmente utilizados para o lixo – e feche com fita PVC. Se tiver que devolver a gaveta para o armário da casa antiga, basta levá-las de volta depois.


9. Aproveite uma das caixas em que você for colocar cobertores e travesseiros para levar objetos frágeis. Basta embalá-las bem com plástico bolha e colocá-las entre um edredom e um travesseiro, por exemplo.


10. Utilise as malas de viagem para transportar peças de roupas.


11. Se tiver roupas nas prateleiras, pegue as pilhas do jeito que estão e coloque-as em uma caixa ou mala. Em ordem, elas podem ir direto para o novo armário.


12. Não tire as roupas dos cabides. Coloque-as estendidas, uma sobre a outra, dentro de uma caixa ou mala. Antes de colocar no armário, é só tirá-las da caixa e pendurá-las no lugar certo.


13. Sapatos mais delicados podem ser colocados dentro de saquinhos ou caixas, para não estragarem durante o trajeto. Os cintos podem ser enrolados juntos, para não torcerem. Coloque as bolsas menores, dentro das maiores, para que ocupem menos espaço.

14. Bijuterias: coloque cada uma dentro de um saquinho para que não enrosquem e leve dentro de um nécessaire. Pode-se guardar dentro de caixinhas, latinhas ou porta bijouterias.


15. Deixe as vasilhas e utensílios da cozinha por último.  Com fome, tudo fica mais difícil. Por isso, é bom deixar pratos, copos e alguns beliscos a postos na cozinha nova.


16. No dia da organização no novo lar, qualquer bagunça ou sujeira a mais pode atrapalhar. Ao invés de preparar uma refeição, compre um lanche pronto, uma pizza ou saia para comer fora. Se preferir pedir algo para comer em casa, utilise copos, pratos e talheres descartáveis.


17. Ao embalar as louças de cozinha, coloque cada conjunto em uma caixa, mesmo que sobre um pouco de espaço. Assim, o trabalho de saber onde cada coisa será guardada na casa nova fica mais fácil. Preencha os espaços vazios com jornais, para que as peças não fiquem soltas, batendo umas nas outras.


18. Utilize plástico bolha para embalar peças objetos frágeis. Jarras e bules, por exemplo, devem ser enrolados até que o espaço entre a alça e o corpo do objeto esteja totalmente preenchido. Depois, são necessárias mais duas camadas para cobrir também a alça.


19. Para embalar os talheres, serve a dica das gavetas de roupas. Pegue a própria gaveta e embale-a com um saco plástico. Importante descrever na etiqueta qual lado deve ficar virado para cima, para evitar que as peças saiam do lugar e se misturem.

20. Toalhas de mesa podem ser colocados por cima das peças mais frágeis de cozinha. Além de não precisarem de uma caixa só para elas, as peças ainda ajudam a amortecer possíveis impactos, protegendo os outros objetos.

Comentários

  1. Realmente são ótimas dicas, obrigado e parabens.

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Obrigada pela visita e os elogios ao meu blog!!
    Esse livro em especial não, mas já ouvi falar, estou procurando para por a leitura em dia!!
    Adorei teu blog, é o tipo de dica que eu realmente gosto (que me atrai mais), e é bastante completo. Por que nessa onda de blogs o que a gente ve de superficialidade por ai não é facil!
    Eu também faço organização de closet, é uma das coisas entre as muitas da Consultoria de Imagem!

    Gostei mesmo!
    Beiijos

    http://amariaantonieta.blogspot.com
    http://www.lojamais.com.br/mariaantonieta

    ResponderExcluir
  3. As dicas são ótimas!!
    è sempre bom se organizar pq mudança ninguém merece,né?!rsrsrsrs
    bjoo
    http://frescurisse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas! Ano que vem me muda e serão úteis!
    Bjs
    Dani
    http://besonderblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prateleiras de encaixe: solução prática para não furar a parede