Volta às aulas bem organizada


Retornar às aulas com todo o material organizado é sempre muito bom. Com tudo pronto e no lugar, a saída para a escola transcorre sem atropelos de última hora, o que diminui a ansiedade e dá segurança. 
Envolver os filhos nesta tarefa faz com que eles se sintam parte do processo, aprendam a ter responsabilidades desde cedo e, claro, também pode ser divertido. Eles podem participar desde o descarte do material do ano passado, da elaboração da lista, do planejamento do orçamento, da compra do material e da organização em casa (encapar cadernos e livros, identificar e arrumar a mochila, por exemplo).
Descarte do material antigo

É importante abrir espaço para o material ano letivo que se inicia. Avalie todo o material do ano passado e veja o que pode ser reaproveitado, doado ou trocado.

Troca: algumas livrarias aceitam livros antigos como desconto para a compra de novos (na galeria do ouvidor, centro de BH, tem varias). Vale à pena pesquisar.

Cadernos: destaque as folhas brancas dos cadernos usados e faça bloquinhos para rascunho.

Livros: veja a possibilidade de troca ou doação.

Uniformes: que já não servem mais para os seus filhos, em bom estado de conservação podem ser utilizados por outras crianças. Doe. 




Cantinho de estudos 


Ter um cantinho organizado e reservado para os estudos em casa também auxilia na concentração, no gosto pelos estudos e a leitura. Um local silencioso, claro e ventilado, longe de atrativos, como televisão, computador e música. Mesa, cadeira, um potinho com lápis, caneta e borracha, papel para rascunho é suficiente.


Elaboração da lista, planejamento do orçamento e compra do material
 
Antes de ir ás compras, faça uma lista bem elaborada, com tudo o que é necessário para a volta às aulas. Pesquise os preços e calcule o valor necessário para a compra. Planejar o orçamento é sempre muito importante. Reúna as crianças para repassar a lista e negociar o orçamento. Veja individualmente o que cada um precisa. É interessante que eles participem da compra, já sabendo o que têm de orçamento, para evitar atritos. Assim você ensina a lidar com dinheiro, o que é poder de compra e também evita atritos, como querer um caderno muito mais caro do que estava previsto na lista, só porque a capa é bonita ou é de algum personagem. Dica: vá à loja com tempo, deixe-os pesquisar tudo o que está na lista e verem o que o dinheiro destinado a cada lista vai dar para comprar. Depois de separar o essencial, peça-os para calcular o que podem comprar e se vai faltar alguma coisa. Caso você possa, dê um brinde pelo trabalho deles, permitindo que comprem alguma coisa muita desejada, como o caderno preferido ou canetas mais elaboradas, por exemplo.

Aqui você encontra uma pesquisa recente sobre material escolar em BH 


Organização em casa

Ora de organizar o material em casa. Feita a fase inicial do descarte, guarde o material no local de costume. Use a criatividade para improvisar nichos para guardar lápis, borrachas e miudezas em geral.  





Encapar cadernos e livros, identificar e arrumar a mochila. Junte a turma toda para esta tarefa.

No dia a dia, ajude-os a organizar a mochila todos os dias, separando o material para as aulas do dia seguinte. Retire tudo o que não vai ser usado. Anote em uma agenda as datas de provas e trabalhos para não se esquecer.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prateleiras de encaixe: solução prática para não furar a parede